OUVIDORIA
A Ouvidoria Geral do Departamento Nacional tem o objetivo de garantir maior participação social, aprimorando o diálogo entre o Sesc, os comerciários e a sociedade. Por meio das manifestações recebidas por este canal, será possível avaliar a eficiência e a uniformidade das orientações que regem a instituição.
Público-Alvo
Público em geral, colaboradores do Sesc, fornecedores e clientes.
Quando Procurar a Ouvidoria
A Ouvidoria é o próximo passo a ser dado depois de terem sido esgotadas todas as instâncias imediatas de atendimento ao cliente, por canais como o Fale Conosco ou Sac, nos Departamentos Regionais do Sesc ou demais órgãos, necessitando assim de apreciação superior para conclusão.
Sobre a Ouvidoria
Procure a Ouvidoria para
- Enviar sugestões e/ou propostas que possam levar à melhoria de processos internos e externos, contribuindo com a melhoria da gestão na Instituição;
- Manifestar-se a respeito de casos envolvendo:
- Infração à legislação vigente ou às demais normas do Sesc;
- Fraude contábil, financeira ou de auditoria interna e externa;
- Atos de corrupção envolvendo empregados do Sesc ou entidades relacionadas.
Compete à Ouvidoria
- Identificar e propor alternativas para a solução das demandas apresentadas;
- Mediar conflitos e atuar como facilitador do diálogo entre clientes / colaboradores e a instituição;
- Tratar todas as manifestações, comprometendo-se a acompanhar sua movimentação interna, prazos e qualidade de resposta até a conclusão, garantindo a confidencialidade dos dados e o sigilo, quando necessários;
- Avaliar o nível de qualidade e efetividade das respostas enviadas;
- Elaborar relatórios periódicos com recomendações para a melhoria da gestão e dos processos, avaliando o contexto das manifestações apresentadas;
- Contribuir na promoção e divulgação de campanhas educativas e preventivas no sentido de garantir o exercício da transparência e a participação social de forma responsável.
Não Compete à Ouvidoria
- Substituir os canais de atendimento dos Departamentos Regionais do Sesc, responsáveis pela primeira orientação ou resposta a pedidos de informações, reclamações primárias ou solicitações diversas;
- Tratar solicitações de informação de caráter genérico, desproporcionais ou desarrazoadas;
- Acolher manifestações que relatem questões privadas e pessoais sem relação com a atuação institucional do Sesc;
- Atender demandas formuladas por terceiros;
- Tratar de demandas que estejam na esfera judicial, exceto quando passível de mediação.
Formas de Contato
O relacionamento com a Ouvidoria-Geral do Sesc pode ser realizado, a qualquer tempo, pelos seguintes canais de atendimento:
Tipos de Manifestação
- Denúncias - manifestações contendo informação a respeito de improbidade administrativa ou descumprimento de normas e/ou legislações que possam causar danos à instituição;
- Elogios - manifestações que demonstrem satisfação ou agradecimento por serviços prestados pela instituição e/ou seus colaboradores;
- Reclamações - Manifestações contendo desagrado ou protesto a respeito de qualquer serviço prestado, ação ou omissão da Instituição e/ou de seus colaboradores;
- Sugestões - manifestações que contenham propostas de ações/ou projetos considerados úteis à melhoria dos serviços ou processos executados pela Instituição.
Privacidade de Dados
O Sesc utilizará os dados fornecidos com a finalidade exclusiva de atender a demanda da Ouvidoria.
SELECIONE ABAIXO A MANIFESTAÇÃO QUE DESEJA REALIZAR: